Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Gordura localizada

Entendendo a Gordura Localizada

O excesso de gordura corporal e a ação hormonal podem levar ao depósito de tecido gorduroso em determinadas partes do corpo. No homem o local preferencial é a barriga e os “pneuzinhos” e na mulher é a região do quadril, onde aparece o famoso “culote”. O excesso de gordura pode existir mesmo em pessoas sem excesso de peso, o que explica a presença de culote ou barriga mesmo em mulheres aparentemente magras.
É importante lembrar que em muitos casos esta gordura dificilmente é mobilizada, mesmo em se perdendo peso. Tratamentos Clínicos, como a mesoterapia podem tratar gordura localizada de pequeno volume. A Cirurgia não elimina a necessidade de reeducação e o hábito do exercício. Como sempre, em toda a abordagem para Harmonia Corporal, são necessárias técnicas complementares e combinadas.
Uma tecnica bastante utilizada no tratamento da gordura localizada é a carboxiterapia. Essa técnica consiste na injeção de gás no subcutâneo promovendo um aumento da oxigenação e do metabolismo local, melhorando as trocas metabólicas e promovendo queima e mobilização da gordura. No tratamento para culotes as técnicas combinadas de mesoterapia com lipostabil , carboxiterapia e ultracontour tem se revelado imensamente eficaz .
  maioria das pessoas, e principalmente as mulheres, nunca está satisfeita com o seu corpo, sempre tem uma gordurinha aqui, outra ali, e sempre é difícil de combater.
Gordura Localizada... elas vão acumulando no abdômen, no culote, no bumbum, por todo o corpo. Afinal, como perder gordura localizada?

Mas... o que é a Gordura Localizada?

A gordura localizada é o acúmulo de gordura nos adipócitos, células que formam o tecido subcutâneo ou hipoderme. Dividida em duas camadas (superficial e profunda), além de ser considerada a terceira camada da pele, a hipoderme é quem liga frouxamente a pele aos músculos de modo que eles podem se contrair sem repuxá-la.
Além de ser reserva energética, o tecido subcutâneo é responsável pelo isolamento térmico e protege a pele e o organismo de traumatismos como um envoltório protetor. Como se trata de um tecido conjuntivo, ou seja, um tecido de preenchimento que auxilia na fixação dos órgãos.

Como sempre no que toca o emagrecimento, não existe milagre ou mágica. Aquelas gorduras se acumulam pela utilização de dietas desequilibradas, inatividade física ou fatores genéticos — ou tudo.
Em qualquer caso, saiba que métodos de perder gordura localizada existem. Eles normalmente estão associados à utilização de uma dieta rica, equilibrada e com pouca gordura, além da prática de atividades física. A utilização de bloqueadores de gordura com orientação médica podem ajudar no processo, se for o caso.
As mulheres têm mais gordura corporal do que os homens em qualquer faixa etária e isto se deve a um metabolismo complexo que sofre a influência dos hormônios do crescimento, da insulina, do cortisol, dos hormônios sexuais e tireoidianos.
Um mito freqüente é de que exercitar uma parte do corpo é suficiente para queimar gorduras localizadas na região em questão, o que é um erro. Ao exercitar uma parte do corpo você estará reforçando a estrutura muscular naquela região — e não necessariamente metabolizando a gordura localizada naquela região.

É importante dizer que muitos fatores devem ser observados: deficiência nutricional, uma má digestão causa má absorção dos alimentos, comprometendo o balanço energético e nutricional; desequilíbrio na alimentação com alta ingestão de gorduras e carboidratos simples; o alto nível de stress é capaz de gastar reservas nutricionais rapidamente, metabolizar tecido muscular e conservar o tecido gorduroso; pouca ingestão de água, tecido desidratado dificulta a vascularização o que pode inibir parcialmente a utilização das gorduras presentes nestes tecidos.

Existem regiões do corpo que pouco acumulam gordura, porém em outras regiões há facilidade de haver depósito como abdômen, coxas, braços e quadris. Existem ainda, muitos fatores que intervêm na formação e no metabolismo das gorduras. Associar o aumento de peso simplesmente ao fato de que se a ingestão for maior do que a queima seria simplificar demais e encontrar facilmente a solução para o excesso de peso.

Lembre-se: Nosso corpo é uma máquina equilibrada de substâncias e a falta ou excesso delas compromete o seu bom funcionamento.
As regiões em que a gordura localizada mais se concentra no corpo da mulher são os quadris, glúteos e barriga estando relacionada, como já dito, com a herança genética e fatores hormonais. Já os homens apresentam menor incidência de gorduras localizadas, e tendem a acumular tecido adiposo principalmente no abdômen e essa distribuição apresenta maior correlação com a gordura mais interna (gordura visceral), não a subcutânea, que gera maior risco de doenças cardiovasculares quando em excesso.

Todo obeso tem gordura localizada, mas nem toda pessoa que possui gordura localizada é obesa. Uma coisa é você estar acima do peso e necessitar de um emagrecimento geral. Após perder gordura em todo o corpo, ficam algumas partes onde se tem mais dificuldade em diminuir. Estas gorduras normalmente se alojam na região do abdome, culote, costas e braços. Ou ainda, uma pessoa pode ter um corpo bom e acumular gordura em alguns destes locais predisponentes, sem nunca chegar a obesidade.
FONTE 1: Rocha, T
FONTE 2: Sérgio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário